segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Como construir a paz interior e a paz social pela yoga e a Ayurveda.

Respiração Polarizada
Por Dr. José Ruguê Ribeiro Junior  –
De acordo com o Yoga e o Ayurveda, PAZ é um estado interno produzido pela harmonia dos vários elementos que formam nossa pessoa. Quando cada um destes elementos: o corpo, o Prana, a mente e a alma está funcionando bem e há harmonia nas suas inter-relações, sobrevém o estado mental de PAZ.
Vocês já devem ter percebido que, quando uma pessoa se sente assim, em paz interior, fruto desta harmonia descrita acima, ela é naturalmente FELIZ. Independentemente dos acontecimentos externos ela se sente em um estado de felicidade sem grandes flutuações e sem precisar de incentivos produzidos por drogas, medicamentos ou os elogios e a atenção de outras pessoas. E uma pessoa que é naturalmente assim, FELIZ, é também naturalmente BONDOSA.
Nossos leitores já devem ter experimentado isso… Quando se sentem felizes, há uma espontânea bondade em relação aos demais. Nós agregamos, nos aproximamos, nos comunicamos. Portanto, se queremos construir a paz social devemos construir a paz interior que conduz à felicidade interior, e esta promove a bondade que se manifesta como bem-estar social, harmonia com os demais, sentimentos de equanimidade e unidade.
Assim, a principal solução do Yoga para a construção da paz social é construir a paz interior. O oposto também é verdadeiro. A falta de paz interior é produzida pelo mal funcionamento e desarmonia entre corpo, Prana, mente e alma. Esta desarmonia nos leva ao conflito interno, e este transborda em relações sociais, nos levando a ser como “pedintes”, predadores, dependentes e, como consequência, a vida se torna luta, conflito e relações descartáveis, predatórias.
Como construir esta paz interior? O corpo tem sua linguagem. Quando ele não está bem, envia para a mente mensagens de incômodo, insatisfação, limitação. A mente não consegue paz. Na famosa pirâmide de necessidades de Maslow, as necessidades físicas estão na base. Sustentam as demais. A saúde física é a base desta paz.
Por isto o grande sábio Sushruta descreveu saúde em três linhas em sânscrito. A primeira descreve o nível biológico: os doshas em harmonia, os tecidos bem nutridos, o metabolismo harmonioso e os dejetos sendo eliminados adequadamente. Quando este nível de saúde física é obtido e você se senta para meditar qual é a mensagem que seu corpo envia a sua mente? “Vá em paz …. busque sua real natureza … eu estou bem …
Se, ao contrário, o corpo está com problemas e você se senta para meditar em busca desta paz, ele, o corpo, está sempre te chamando … “preste atenção em mim, eu preciso de você …” Claro que alguns yogis avançados superam todas as limitações das dores físicas, mas estes são estados especiais conseguidos após profundo Sádhana. Por isto, Patanjali coloca os ásanas como pilar da prática, para superar os pares de opostos, como ele mesmo explica no Yoga Sutra.
Há uma linguagem do Prana. Quando ele não flui apropriadamente pelosnadis e chakras, ele perturba a mente, já que o fluxo da mente é governado pelo fluxo do Prana. Este é um dos grandes segredos e uma das grandes ferramentas do Yoga. De forma extremamente resumida, quando equilibramos o fluxo de Prana por Ida e Pingala, através da respiração consciente e de anuloma viloma¸ nós equilibramos o fluxo do Prana – nadi suddhi – e isto nos traz, como resultado, a paz mental. Muitas experimentações científicas têm demonstrado que, neste estado, nosso sistema límbico se transforma em uma verdadeira “indústria farmacêutica” produzindo endorfinas, neurotransmissores e outras substâncias que equilibram corpo e mente.
Portanto, esmerem-se na respiração consciente, deixando a “natureza respirar” , e simplesmente colocando consciência neste fluxo, com quietude. Quando emoções, impressões e pensamentos vierem, apenas os perceba e retorne ao seu fluxo consciente da respiração.
Existe, ainda, a linguagem da mente, da alma e do Ser. Devemos “ouvi-las” e interpretá-las. Só assim obteremos a integridade, a completude, a plenitude e a unidade às quais o Yoga nos conduz.
Namaste


Fonte:Gayatri Revista.

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